quarta-feira, 3 de outubro de 2012

As qualidades de um líder!

-->

Líderes íntegros e comprometidos com a Palavra

A Bíblia nos relata a história de um homem que foi um exemplo de líder em sua geração e ainda continua sendo para nossas vidas: Davi – um homem segundo o coração de Deus.

Em 1 Samuel 13.13-14, vemos:
“Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; pois teria agora o Senhor confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. Já agora não subsistirá o teu reino. O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.”

A primeira qualidade que Deus viu em Davi foi a
espiritualidade. Ele vivia em harmonia com o Senhor, mesmo quando teve que enfrentar o pior momento da sua vida: vivendo em uma caverna, sozinho, sem alimento, sem alguém para compartilhar sua dor e sua agonia, totalmente na dependência do Senhor. Naquele lugar sombrio Deus começa a agir em sua vida, fazendo dele um guerreiro, treinando-o para grandes batalhas. Ali, em meio à tão grande solidão, como é descrito no Salmo 142, o Senhor começa a prepará-lo para ser rei. O líder espiritual age assim, não sai da “caverna”, deixa Deus agir na sua vida, mudando o seu caráter, passando a enxergar com os olhos espirituais as coisas do Senhor.

A Palavra é muito clara quando diz que não devemos andar ansiosos com coisa alguma, mas vivermos na dependência do Pai Celestial. Mateus 6.25, diz:
“Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestido?”. É exatamente assim que Davi se encontrava: desprovido de toda ajuda humana, mas provido da segurança de Deus.

O nosso coração deve ser inteiramente do Senhor Jesus, devemos renunciar às coisas que o desagrada e entristece e correr para os seus braços de amor.

A segunda qualidade que Deus viu em Davi foi a
humildade. Segundo o Dicionário Aurélio humildade é: “Virtude que nos dá o sentimento de nossa fraqueza; modéstia, demonstração de respeito, de submissão”. Quando o profeta Samuel chega à casa de Jessé (pai de Davi) ele pensara que Deus havia escolhido para ser o futuro Rei de Israel um homem belo, similar aos padrões de beleza do Rei Saul (que o povo escolhera), ele não imaginava que Deus havia escolhido para ser Rei, o rejeitado, o ‘feio’, o esquecido. Em 1 Samuel 16.1 está escrito: “Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os mancebos? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas.”

Ele estava trabalhando no campo, não deixava seus afazeres, era um servo útil, fazia seu trabalho com responsabilidade, amor e dedicação. Foi exatamente isto que agradou a Deus, ele era fiel, e seu coração era completamente do Senhor.
“Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar (...) Disse o senhor: Levanta-te, e unge-o, pois este é ele. Tomou Samuel o chifre do azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos...” (1Sm. 16.12-13.)

A partir desse momento, ele toma conhecimento de que Deus o havia escolhido para ser o futuro Rei de Israel. Ah! então ele saiu correndo aos gritos contando a todos o que acabara de acontecer? NÃO, ele volta para o seu trabalho, aos seus afazeres.

O líder é assim, humilde, obediente aos seus pastores, não se rebela, mas serve fielmente, como servo útil...

Deus olhou e aprovou o comportamento de Davi, sabia que ali estava um homem que suportaria humilhações e tudo mais para chegar onde Deus desejava.

A terceira qualidade que Deus viu em Davi foi a
integridade que quer dizer retidão, inteireza moral, qualidade do que é integro. A palavra ‘integridade’ vem do hebraico thamam, traduzido como: completo, inteiro, inocente, sadio, sólido, forte. “Tirou-o do cuidado das ovelhas e suas crias, para ser o pastor de Jacó, seu povo, e de Israel, sua herança. E ele os apascentou consoante a integridade do seu coração, e os dirigiu com mãos precavidas.” (Sl. 78.71-72.)

Deus viu em Davi a inocência de um coração completo e íntegro para servi-lo. Deus não está à procura de espécimes admiráveis da humanidade, mas de líderes íntegros e comprometidos com a sua Palavra. Ele busca servos profundamente espirituais, verdadeiramente humildes e que tenham integridade.

Deus o abençoe!


Suely Marques de Rezende
Líder de Louvor
Ministério de Louvor Herdeiros de Deus
Suely@herdeirosdedeus.com.br
http://herdeirosdedeushd.blogspot.com/
Colaboradora do portal Lagoinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com a Professora de Canto!