quarta-feira, 22 de agosto de 2012

AS ETAPAS DA VIDA CRISTÃ!



Ezequiel 47: 3-6 (A TORRENTE DAS ÁGUAS 

PURIFICADORAS)

3 Saiu aquele homem para o oriente, tendo na m ão um cordel de medir; e mediu mil côvados e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos tornozelos. 4 E mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos. 5 E mediu mais mil e era um ribeiro, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, ribeiro pelo qual não se podia passar. 6 E me disse: Viste, filho do homem? Então, me levou e me tornou a trazer à margem do ribeiro.

Todo aquele que aceita a Cristo como seu único e suficiente Salvador e começa a caminhar em Sua presença, passa por etapas de aprendizado e amadurecimento. São as primeiras orações, as primeiras respostas, experiências e assim por diante. O texto em Ezequiel nos traz as quatro etapas da vida cristã, e em seu significado podemos analisar como estamos no processo de conhecer e continuar conhecendo a Deus.
Vejamos:


1º Estágio - ÁGUAS PELOS ARTELHOS ou TORNOZELOS
Os pés são lavados (Aceitando a Cristo) Perdão, nova vida, novo caminhar;
Pouca profundidade;
Pouco entendimento;
Ainda há muita liberdade de movimentos;
O servo ainda se submete à sua vontade própria;
O perigo de se voltar atrás ainda existe;


2º Estágio - ÁGUAS PELOS JOELHOS
O servo começa a se aprofundar na Obra;
Começa a aprender a ser humilde;
Começa a entender melhor as orientações do Senhor;
Passa a entender a necessidade de uma vida de oração;
Já não tem tanta liberdade de movimentos;
O Espírito Santo começa a ter domínio.


3º Estágio - ÁGUAS PELOS LOMBOS
O coração é envolvido pela Obra do Senhor;
O servo já começa a amadurecer espiritualmente;
Os sentimentos e a vontade própria são entregues ao Senhor;
O servo entende sua responsabilidade;
Suporta as lutas e provações da caminhada.


4º Estágio - ÁGUAS PROFUNDAS
O servo é totalmente envolvido, e submerge no rio;
É nesta fase que o velho homem é mortificado;
Toda a sua vida agora é conduzida pelas correntezas do rio;
Todo o seu ser está nas mãos do Senhor, até mesmo a sua razão;
Ele perde a liberdade de movimento e não pode mais fazer o que quer; 
Gl 2:20 "e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim"
É na profundidade que obtemos as mais ricas experiências com Deus.
Reflita sobre qual estágio você se encontra. O propósito do Senhor é fazer 
com que o homem tenha uma vida dirigida pelo seu Espírito.

Um comentário:

  1. Amém, mensagem abençoada, que o Senhor possa nos levar as águas profunda. Que Deus continnue te usando Estela para ministrar em nossas vidas! Eloiza

    ResponderExcluir

Fale com a Professora de Canto!